quinta-feira, 8 de março de 2012

Aprender a pensar com os filósofos

Sengundo Gilberto Cotrim, conhecer o que pensaram filósofos de outras épocas e pensar com eles pode ser interessante e fecundo - e facilita nossa vida, pois podemos aproveitar o caminho aberto e depois tomar nosso próprio rumo, sem preder tempo "reinventando a roda".
Você verá, por exemplo, que muitas vezes esses filósofos forjaram algumas visões de mundo bastante diferentes da nossa (ou da sua), mas que ainda fazem algum sentido (ou muito sentido) hoje em dia. Nem que seja para desafiar nossas próprias visões e fazer com que as aprimoremos.
Você notará, também, que outras concepções e recomendações dos grandes filósofos tornaram-se amplamente aceitas e incorporadas ao cotidiano da maioria das pessoas, ou de certos grupos sociais - até de forma transparente e sutil - , enquanto outras ainda são polêmicas, fazendo parte do debate atual.
Não será bom enteder como muitas ideias surgiram? Ou perceber que a vida pode ser concebida de forma distinta da nossa? Ou ampliar nossa concepção do mundo?
Tenha em conta que o objetivo último deste nosso estudo e reflexão é aprender a viver bem e ser feliz.
Aprender com os outros é próprio do ser humano, sendo o que nos constitui. Assim, nos diferenciamos, por exemplo, o joão de barro, o qual desde que se sabe, continua fazendo de maneira idêntica sua casa. O homem, por sua vez, usa cada vez mais de materiais mais econômicos, resistentes e do avanço da engenharia, entre outras áreas... e não precisamos aprender desde o início, mas nos apoiamos no saber acumulado. (Cândido da Cruz).
1. O pensador Cândido da Cruz faz um recorte da citação de Gilberto Cotrim, em Fundamentos de Filosofia, 2010, onde expõe a importância de conhecer o que outros já pensaram, quais os argumentos quel ele usa para demonstrar tal importância?
2. O que significa no texto: sem perder tempo "reiventando a roda"?
3. Segundo o texto: qual é o objetivo último da filosofia? Você concorda? Explique:
4. O que você tem a dizer sobre o que Cândido da Cruz escreveu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário